terça-feira, 13 de maio de 2008

CONFLITOS E DILEMAS ORGANIZACIONAIS


- Por Laís Nascimento


As organizações se confrontam com dilemas e conflitos. Conflito representa um choque de interesses antagônicos e dilema representa uma situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si: o atendimento de um impede o atendimento de outro. Para os estruturalistas os conflitos são elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização.
Alguns tipos de situação nas organizações que provocam conflitos ou dilemas:

  • Conflito entre autoridade do especialista (conhecimento) e a autoridade administrativa (hierarquia);
  • Dilemas da organização segundo Blau e Scott: dilema entre coordenação e comunicação livre, dilema entre disciplina burocrática e especialização profisssional, dilema entre a necessidade de planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual; que são manifestações do dilema maior entre ordem e liberdade;
  • Conflitos entre linha e assessoria (staff): derivam basicamente da ambição e comportamento individualista dos altos funcionários de linha; da oferta de serviços de staff para poder justificar sua existência; da dependência da aprovação de funcionários de linha para a promoção para posições mais altas da assessoria ou vice-versa.

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