terça-feira, 13 de maio de 2008

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

- Por Suelen Moreira

As organizações existem em um contexto no qual denominamos ambiente. Ambiente é tudo o que envolve externamente uma organização. Para os estruturalistas, o ambiente é constituído pelas outras organizações que formam a sociedade. A organização depende de outras organizações para seguir o seu caminho e atingir os seus objetivos. A interação entre a organização e o ambiente torna-se fundamental para a compreensão do estruturalismo. O conceito de interdependência das organizações e conjunto organizacional são fundamentais para a análise interorganizacional.

  • Interdependência das organizações com a sociedade: existe uma interdependência das organizações com a sociedade em geral em função das complexas interações entre elas. E algumas das conseqüências dessa interdependência são as mudanças frequentes nos objetivos organizacionais à medida que ocorrem mudanças no ambiente externo e um certo controle ambiental sobre a organização, o que limita a sua liberdade de agir. As estratégias que as organizações desenvolvem lidar com o seu ambiente podem ser competição e de cooperação.
  • Conjunto organizacional: cada organização ou classe de organizações tem interações com uma cadeia de organizações em seu ambiente, formando um conjunto organizacional.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o texto mas, o excesso de objetividade deixou escapar alguns conteúdos importantes para o entendimento das relações intra e inter organizacionais. Na verdade foi os estruturalistas quem primeiro introduziram o conceito de Administração Aberta ao Ambiente e quem realizou estudos sob a liderança de Etzioni, acerca da origem da organização nas 4 fases: Natureza, Trabalho, Capital e Organização, contribuindo muito para a compreensão das Teorias da Administração.